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O Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha foi um dos 5 estabelecimentos de ensino eleitos para representar o distrito de Aveiro na Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens, nos dias 9 e 10 de maio, na Assembleia da República. O Parlamento de Jovens é um programa que geralmente existe em muitos países e tem o objetivo de envolver os jovens no processo político e educá-los sobre como funciona o sistema parlamentar ou legislativo do país. Normalmente, o Parlamento de Jovens simula um parlamento real, onde os participantes, ou seja, estudantes, atuam como membros do parlamento, discutindo e debatendo questões atuais e propondo soluções para problemas sociais, económicos e políticos. Esses programas têm o benefício de proporcionar aos jovens uma compreensão mais profunda do funcionamento do governo, incentivando o envolvimento cívico e político desde cedo. Além disso, oferecem aos jovens a oportunidade de expressar as suas próprias opiniões e preocupações, bem como desenvolver habilidades de liderança, negociação e debate. No passado dia 18 de março 3 dos nossos jovens estudantes do ensino básico, participaram na sessão distrital do Parlamento dos Jovens, que decorreu no Centro de Artes de Águeda. Esta iniciativa, em que participaram 46 escolas e 138 “deputados” do distrito de Aveiro, é promovida pela Assembleia da República e tem como objetivo educar os jovens para a cidadania, estimular o gosto pela participação cívica e política e dar a conhecer o processo de decisão do Parlamento enquanto órgão representativo de todos os cidadãos portugueses. Os nossos alunos apresentaram o seu projeto de recomendação, demonstrando um profundo conhecimento, interesse e competências cívicas ao defenderem as suas ideias com eloquência e convicção sobre o tema proposto “Viver Abril na Educação: caminhos para uma escola plural e participativa”. Já os nossos três representantes do ensino secundário, cuja Sessão Distrital decorreu no dia seguinte – 19 de março, no Cineteatro de Estarreja, - viram a possibilidade de representar o distrito de Aveiro em Lisboa por apenas um voto. O tema em discussão era, tal como no básico, “Viver Abril na Educação: caminhos para uma escola plural e participativa”, que os nossos alunos defenderam com brio e poder de argumentação. O projeto de recomendação do Agrupamento incidia sobre a participação ativa dos alunos na vida das escolas, propondo medidas como a generalização da assembleia de delegados ao resto do país, a criação de um grupo de trabalho alargado para acompanhamento de alunos migrantes e/ou com dificuldades de integração.