Corpo docente Game Jam

Diretor do AEAAV visita Game Jam

 

Game Jam 2024 - AEAAV

 A Game Jam 2024 - AEAAV, uma competição de criação de videojogos a partir do zero, foi realizada no passado fim de semana, 19 a 21 de abril, sob o lema “Game Jam for Fun”, na sede do nosso Agrupamento, onde, numa jornada quase que ininterrupta de 48 horas, 10 equipas, compostas por 30 alunos, envolveram-se numa maratona de conceção, desenho, programação, desenvolvimento e prototipagem de um novo videojogo, seguindo o tema prposto: «As alterações climáticas», num ambiente de colaboração, partilha e cooperação entre os membros das diversas equipas. 

Este evento destina-se a estudantes de programação, design e áreas conexas, que pretendem colocar à prova as suas capacidades criativas e de trabalho colaborativo num cenário estrito de 43 horas de trabalho intenso. 

A Game Jam 2024 - AEAAV é uma oportunidade que permite desenvolver novas competências em programação, design e narrativa de jogos; trabalhar em equipa sob pressão e gerir o tempo de forma eficaz; criar um jogo original e inovador; competir com outros participantes e receber feedback de especialistas da indústria. 

A organização, os docentes do grupo 550 - Informática, mais os alunos do 1F e 2F (curso profissional de TGPSI) responsabilizaram-se e mobilizaram-se na demanda de patrocínios para o evento, na gestão e no planeamento da organização deste, tanto ao nível tecnológico das infraestruturas de rede e de plataformas, como ao nível da logística da alimentação, os meios do edificado do evento, como na consultoria técnica de questões tecnológicas das equipas. Este esforço contou com o doce voluntariado de funcionárias e docentes para ajudar na cantina; com docentes de informática a acantonar, conjuntamente com as várias equipas de alunos de TGPSI; parcerias com equipas de alunos de outros cursos em atividades durante o dia (Técnico de Saúde e Técnico Comercial);... 

Em suma, a Game Jam 2024 principiou pela receção e acolhimento dos participantes na sexta-feira. Entretanto, pelas 19h com um painel de palestrantes. Por fim, foi comunicado o tema agregador da Game Jam, pela empresa Jade Creaction. Na continuação do evento, as equipas iniciaram os seus processos criativos desde discussão de ideias à articulação de narrativas e de design, de opções de programação e design, de assentar e distribuir tarefas, de escolhas de plataformas tecnológicas; de métodos de organização e gestão de trabalho, de colaboração e entreajuda, entre muitos outros. Após o jantar, algumas das equipas já discutiam as diversas possibilidades criativas ao nível do design, da narrativa do jogo e da programação. Algumas equipas ficaram a trabalhar noite dentro. Durante o dia de sábado as equipas deram o seu melhor, trabalhando fugazmente, com trocas de impressões, inclusive, com membros de outras equipas, num espírito de entreajuda.

O tempo de criação acabou pelas 14h30, no domingo, tendo as equipas de carregar os jogos desenvolvidos/prototipados para uma plataforma específica de demonstração. Pelas 16h, iniciaram-se as apresentações públicas dos produtos finais do árduo trabalho desenvolvido ao longo do evento, ao júri e aos demais apoiantes das equipas. Concluindo, foram distinguidas três equipas, ficando alinhados os três primeiros classificados, da seguinte forma: 1º RDK (Clim'Pocalipse) – Agrupamento de Escolas de Estarreja 2º NoName (Be the hero) - Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha 3º The Fingers (Finger Temperature) - Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha.

 Foi um fim de semana muito bem aproveitado, que permitiu aos demais alunos participantes uma grande oportunidade de se desenvolverem tanto em termos de trabalho de equipa como enquanto profissionais e pessoas.
Decerto estão todos de parabéns pelo trabalho e empenho.